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Captando novos clientes com Marketing Digital

Publicado por Ramon Vago em 28/04/2016

Todo bom empreendedor conhece a importância de adotar novas técnicas de captação de clientes para sua empresa, pois os métodos tradicionais há muito tempo se tornaram obsoletos. Mas, ainda hoje, vemos vários empresários desperdiçando dinheiro com o envio de e-mail marketing que caem direto na caixa de spam e não são lidos, com a distribuição de panfletos que são jogados fora na primeira lixeira encontrada pela frente, e com incômodas ligações de telemarketing que acabam mais fazendo inimigos do que clientes. Se você ainda faz a publicidade do seu negócio dessa forma, é hora de rever sua estratégia, porque seus concorrentes provavelmente já estão um passo a frente.

Ao falar em novas propostas, logo fazemos associação com os novos segmentos de marketing adaptado ao meio digital, que têm como objetivo gerar novas oportunidades de oferta. O Marketing Digital tem se destacado muito no mercado, e o principal motivo do aumento de sua procura é o fato de estar crescendo rigorosamente o número de pessoas conectadas a internet. Cada vez mais utilizamos a internet e ficamos conectados por mais tempo, como, por exemplo, o acesso a rede em aparelhos eletrodomésticos como geladeiras, aparelhos de televisão, telefones, carros entre outros.

Hoje o Marketing Digital se apresenta como um conjunto de estratégias essenciais, oferecendo uma série de vantagens para que sua empresa se destaque entre as demais, sendo elas:

5 Estratégias básicas de Marketing Digital para captar clientes e aumentar suas vendas

  1. Leadtracker

O Leadtracker é um aparelho que irá fornecer Wi-Fi grátis em seu estabelecimento e a oportunidade do novo negócio surge quando o usuário vai se conectar a rede do local. Para poder usufruir de sua conexão, ele deve passar por uma etapa em uma página de cadastro onde deve fornecer alguns dados (nome, e-mail, número de telefone) que serão importantes para que você possa entrar em contato com ele em outro momento.

Através desses dados você poderá entrar em contato para agradecer a visita, enviar ofertas de promoções ou até cupons de desconto. O Leadtracker torna seu estabelecimento mais atraente e ainda consegue alguns leads qualificados que futuramente podem concretizar novos negócios para sua empresa.

  1. Adwords

Google Adwords é uma ferramenta pra quem quer ir direto ao ponto buscando atingir somente seu público-alvo. Cada termo ou palavra-chave buscada no Google é mostrado ao usuário como resultado da busca, alguns resultados orgânicos (resultados gratuitos) e outros resultados pagos, conhecidos também como PPC ou Links Patrocinados. Os patrocinados geralmente são exibidos nos 3 primeiros resultados e nos 3 últimos.

Ao investir em Adwords você estará colocando sua empresa nas primeiras posições do Google aumentando a visibilidade de seu negócio e utilizando seu orçamento para atingir apenas seu público-alvo.

  1. Facebook ads

 O Facebook ads é um excelente concorrente do Adwords, mas com funcionamento diferente. Em alguns casos, os anúncios pelo Facebook podem trazer melhores resultados, mas essa é uma questão que depende de uma criteriosa análise. Enquanto no adwords você trabalha com a escolha de palavras chave, que ao serem buscadas no Google disparam seu anúncio, e assim você fica dependente de seus clientes buscarem pelo seu produto, no Facebook seus anúncios são apresentados para um grande número de pessoas com um determinado perfil indicado por você, o que faz a apresentação do seu produto a pessoas que podem ter interesse nele, mas o não conheciam. Exemplo de filtro de segmentação: homens entre 20 e 35 anos, residentes no Estado do Espírito Santo, que curtiram páginas ou pesquisaram sobre o assunto “x”. Sua maior vantagem é o baixo custo para anunciar.

  1. SEO

O SEO baseia-se em otimizar seu site para os principais motores de busca, fazendo com que ele apareça em uma posição mais destacada  nos resultados das buscas orgânicas. Isso é feito principalmente por meio da revisão dos textos e títulos de seu site, fazendo uso de palavras chave estratégicas que tornam seu conteúdo mais visível ao Google, e também por meio de alguns ajustes que tornam seu site mais rápido e livre de erros de rastreamento.

O objetivo do trabalho de SEO é trazer novos visitantes para seu site de forma gratuita. Consequentemente, tendo mais visitas, as chances de conversão serão maiores. Dessa forma, convertendo mais, as possibilidades de novos negócios aumentam, mas tudo dependerá do planejamento executado no trabalho de SEO. Na internet podemos encontramos empresas especializadas em estratégias de SEO e também profissionais freelances, que costumam realizar esses serviços por um custo menor.

  1. Marketing de conteúdo

Se utilizado junto com estratégias de SEO, o Marketing de Conteúdo pode trazer boa quantidade de visitas gratuitas ao seu site. Marketing de Conteúdo é a produção de conteúdo relevante, para atrair a atenção de clientes com informações úteis. Por exemplo: este artigo que você está lendo, assim como tudo que é postado em nosso site, faz parte de nossa estratégia. A produção de manuais e guias também é uma excelente estratégia.

Não entendo nada disso, por onde começar?

Se sua empresa já tem condições de investir dinheiro nisso, a contratação de um profissional especializado será a melhor opção e trará resultados mais rápidos. Mas, como bem sabemos, os proprietários dos pequenos negócios acabam por necessidade se encarregando pessoalmente de diversas tarefas. Nesse caso, restará aos mesmos dedicarem parte de seu tempo para estudarem sobre o assunto, dando os primeiros passos sozinhos.

Na internet existem muitos materiais gratuitos e alguns outros razoavelmente baratos que suprem os conhecimentos necessários. Nós recomendamos os seguintes cursos para iniciação nessas áreas:

» Curso prático de Facebook Marketing

» Ebook – As armadilhas mortais do marketing de rede

» A Bíblia do Adwords

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