Publicado por Ramon Vago em 14/06/2016
O avanço tecnológico tem estabelecido um novo conceito de fazer negócio. Já não é mais preciso se prender às formas tradicionais de empreender. A tendência mobile abriu novos horizontes, no que o espaço físico já não é mais imprescindível e novos negócios surgem a partir do mundo virtual, baseados na tendência do trabalho remoto, interatividade global e, cada vez mais, pensando na praticidade que a demanda do novo mercado pede.
Muito já se falou sobre o isolamento proveniente do avanço da tecnologia. A forma que ela está sendo usada hoje, porém, mostra que o objetivo é a praticidade das relações e até mesmo a sustentabilidade, no que as pessoas conseguem utilizar o mundo virtual para o entretenimento e para os negócios.
No Brasil, em meio à depressão financeira, mais do que nunca é preciso inovar. Seguir a tendência do mercado e compreender o comportamento atual dos consumidores é essencial para tentar alcançar o ponto de equilíbrio de uma empresa, mas é preciso, também, estar atento aos ramos que continuam dando certo, independentemente da crise, e apostar nas novas formas de empreender – sejam baseadas na tecnologia ou não.
Levando em conta o fato de que a tecnologia influencia cada vez mais nossas vidas, a palavra Fintech surgiu para indicar a relação entre finanças e tecnologia. Trata-se de um mercado em ascensão no Brasil, mas já consolidado em outros países.
O objetivo dessas empresas é facilitar a relação dos clientes com suas finanças, criando soluções mais práticas e eficientes na hora de fazer pagamentos, mexer com contabilidade, cuidar de fundos de investimentos, fazer transações virtuais, conseguir financiamentos, etc. É uma nova forma de lidar com o dinheiro, tudo baseado na praticidade e rapidez do meio digital. Além da comodidade, os serviços oferecidos costumam ser mais baratos e os resultados, acompanhando a velocidade que pede o mundo globalizado, são muito mais rápidos.
O e-commerce é outra maneira que expõe claramente como a tecnologia muda nossas relações. A partir das vendas digitais, o cliente não precisa mais se deslocar e o empreendedor não precisa de um espaço físico; os negócios são fechados por meio de cliques, com transações eletrônicas e praticidade para todos os envolvidos.
Esse meio virtual não funciona só como negócio em si. A partir das redes sociais, que oferecem um alcance imenso e grande interatividade, é possível divulgar uma marca sem gastar com o marketing tradicional. Assim, é possível se valer desse meio não só para empreender um novo negócio digital, como para divulgar sua empresa física, ganhando visibilidade e, por consequência, alcançando potenciais clientes.
Montar uma loja virtual é algo que exige muita dedicação, mas que pode realmente valer a pena, uma vez que o investimento necessário é muito menor do que o investimento de uma loja física. Na internet encontramos muitas informações e dicas a respeito, e alguns cursos com ótimo custo que podem fazer toda a diferença no planejamento do seu negócio.
Olhar para as formas digitais de fazer negócio é indispensável na hora de se manter antenado e observar os novos rumos do mercado. Mas, àqueles que não desejam se arriscar nessas novas oportunidades de negócio, é importante saber o que continua dando certo.
Com o objetivo de economizar, os produtos não são mais descartados com tanta facilidade. Sendo assim, as empresas que trabalham com reformas ou atualizações continuam lucrando. Isso vale tanto para aparelhos tecnológicos quanto para reformas de móveis ou quaisquer produtos que podem ser consertados ou melhorados. O intuito do consumidor é gastar menos e obter resultados, ou seja, as soluções em alta são as mais baratas e funcionais.
Os Food Trucks, por exemplo, surgiram e logo se consolidaram no Brasil como uma forma inovadora de empreender no ramo alimentício. O curioso é que surgiu justamente durante a crise norte-americana de 2008, o que mostra que é possível, sim, lucrar nesses momentos desfavoráveis. A proposta dos Food Trucks é a inovação e o barateamento, além de ser um negócio flexível: se as vendas não estão boas num determinado local, é possível se deslocar e estacionar o trailer em outro lugar.
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