Publicado por Ramon Vago em 14/07/2016
Com o dia a dia corrido que temos hoje, ninguém gosta de ser interrompido durante o trabalho, ou mesmo no descanso. Insistentes ligações de telemarketing causam transtorno.
Mas diversas empresas ainda se utilizam dessa ultrapassada estratégia de vendas. No entanto, é uma estratégia de muito mau gosto, tentando vender coisas que são indesejadas pelo cliente, através da insistência e do cansaço. Logo, vale a pena conhecer sobre o tema e descobrir como evitar ligações de empresas.
O pior é que essas ligações muitas vezes são feitas nos momentos mais importunos. Além disso, escolhem horários importantes, como do almoço, de noite e em finais de semana.
Não acredito que essa seja uma estratégia eficaz. Muito pelo contrário, é mais fácil conseguir um inimigo do que um cliente através de ligações de telemarketing.
No entanto, o que muitas pessoas ainda não sabem é que o Estado do Espírito Santo possui uma lei apelidada de “não importune”. Ela protege o consumidor de perturbações causadas por empresas que utilizam telemarketing.
A Lei Estadual nº 9.176/2009 é clara sobre o assunto. Depois de transcorrido o prazo de 30 dias a partir do cadastro do número de telefone na lista de bloqueio, as empresas não poderão mais fazer ligações de telemarketing para os números inscritos.
Caso ocorra o descumprimento da lei, as empresas poderão ser penalizadas com multa de até R$ 10.000,00.
O cadastro deve ser realizado através do portal de bloqueio do recebimento de ligações de telemarketing. Ele também pode ser entrado no painel do site do PROCON – ES. As empresas fornecedoras de produtos ou serviços também devem se cadastrar no portal, para terem acesso a lista de números bloqueados e evitarem problemas.
Para o registro das reclamações, deve-se acessar o referido site e informar alguns dados. Entre eles está o numero a partir do qual você recebeu a ligação, a data e hora do recebimento da ligação. O nome da empresa que efetuou a ligação também pode ser solicitado. Caso você tenha conseguido identificar, o nome do atendente e número do telefone que originou a ligação.
Sem dúvidas, esse é um excelente método para se livrar das ligações indesejadas. Livre-se de ligações que têm atrapalhado seu ambiente de trabalho ou tirado a paz em sua residência.
Fone: (27) 99687-0473 | eMail: comercial@vagocontabilidade.com.br