(27) 99687-0473

Cuidados necessários para declarar imóveis no imposto de renda

Publicado por Ramon Vago em 01/12/2015

Ao longo de todos esses anos que trabalhamos no mercado contábil, temos visto muitas pessoas cometerem erros ao declarar imóveis no Imposto de Renda. O erro mais comum é aumentar o valor dos imóveis na declaração do imposto de renda a cada ano para evitar o pagamento do imposto de renda sobre ganho de capital na ocasião da venda. Quanto a isso, fazemos o seguinte alerta: não existe previsão legal para que sejam atualizados os bens da pessoa física pelo valor de mercado, mas você poderá atualizar o custo do imóvel declarando os gastos realizados com reformas e ampliação, desde que devidamente comprovados com documentação.

Recomendamos que, a cada obra, faça uma pasta e guarde todas as notas fiscais de compra de materiais de construção, assim como o contrato de prestação de serviços e os respectivos recibos de pagamento.

O mesmo procedimento pode ser aplicado a veículos que são restaurados e posteriormente vendidos com valorização (normalmente veículos clássicos).

Ressaltamos ainda que o imposto sobre o ganho de capital deve ser pago até o último dia útil do mês subsequente ao do recebimento do pagamento pela venda, e não até a data da apresentação da declaração.

Declarar seus imóveis corretamente pode evitar multas fiscais e também o pagamento indevido de ganho de capital na ocasião da venda.

São por questões como essa que sempre dizemos que não vale a pena tentar declarar imposto de renda sozinho em casa, sem o auxílio de um contador.

OBRIGADO PELA VISITA! AGUARDAMOS SEU CONTATO

Fone: (27) 99687-0473 | eMail: [email protected]

    Avenida Getúlio Vargas, 305, sala 205, Centro, CEP 29700-011 - Colatina, Espírito Santo