CONTABILIDADE PARA FISIOTERAPEUTAS

assessoria contabil

Fisioterapeuta no simples nacional

As alterações do simples nacional introduzidas pela Lei Complementar 155/2016 não foram favoráveis aos fisioterapeutas. Até então, tributava-se a atividade pelo anexo III, com uma alíquota inicial de apenas 6%, mas, a partir de 2018, a atividade passa a ser tributada no novo anexo V, cuja alíquota inicial é de 15,5%. Permanecem sendo tributados no anexo III, caso a razão entre a folha salarial e a receita bruta seja igual ou superior a 28%, o que é bastante incomum nessa espécie de atividade.

Ainda assim, além da opção pelo lucro presumido, os fisioterapeutas contam com a opção de contratarem uma contabilidade simplificada para pessoa física, que consiste na escrituração mensal do livro caixa e recolhimento do IRPF pelo carnê leão, podendo obter uma boa dedução no imposto de renda de forma correta e segura. Inclusive, podem ser deduzidos no livro caixa os honorários pagos ao contador.

Mas é importante que você também saiba de uma coisa: optando por constituir uma pessoa jurídica, os lucros regularmente apurados e demonstrados pela contabilidade serão distribuídos aos sócios sem nova incidência de impostos, facilitando a comprovação de renda da pessoa física.

Fisioterapeuta pode abrir empresa individual?

Sim. Contamos atualmente com uma nova espécie societária, a  Empresa Individual de Responsabilidade limitada – EIRELI, que escapa das restrições impostas pelo art. 150, § 2º do regulamento do imposto de renda e art. 966, parágrafo único do código civil. Essa modalidade de empresa possibilita a qualquer profissional liberal constituir uma empresa individual, qualquer seja sua profissão, sem descumprir a legislação do imposto de renda e a legislação societária.

→ Solicite um orçamento de assessoria contábil para fisioterapeutas.

Solicite uma Proposta

* Obrigatório